Preparatório PMP – Dicas de como se preparar de forma prática para a prova de certificação

by admin on 6 de maio de 2013 No comments

Para quem gosta, quer ou pretende obter sua certificação, preparamos algumas dicas.

Esperamos ajudar você nessa caminhada!

Antes de falarmos do preparo, vamos entender os requisitos necessários para a elegibilidade…

1 – Experiência profissional (Teórica e prática)

Busque experiência  teórica e prática em gerenciamento de projetos, lembre-se que o PMI exige uma carga necessária para elegibilidade, ou seja, é o processo realizado para dizer se o candidato pode ou não fazer a prova. Desta forma o profissional deverá apresentar sua bagagem dentro de uma das modalidades abaixo:

  • Um diploma secundário (diploma do ensino médio, ou o equivalente global) com pelo menos cinco anos de experiência em gerenciamento de projetos, com 7.500 horas prestadas em projetos e 35 horas de educação em gerenciamento de projeto.
    Ou…
  • Um curso de quatro anos (bacharelado ou o equivalente global) e pelo menos três anos de experiência em gerenciamento de projetos, com 4.500 horas liderando e dirigindo projetos e 35 horas de educação em gerenciamento de projeto.

Esta parte é um pouco burocrática, porém muito necessária. O PMI possui um código de conduta profissional e deve ser seguido com todo rigor. Mentir neste processo não é o caminho, você poderá cair numa auditoria e ter que comprovar tudo o que mencionou. Então, não terá outra chance, isto é tratado como crime! Lembre-se, ser gerente de projetos significa ter compromisso com as leis, normas e procedimentos, seja no PMI, na empresa ou na vida.

Se você não possui a devida experiência, não desanime!!! Continue os estudos e sua jornada de trabalho na área. Aconselho a prestar o CAPM – Certified Associate in Project Management, uma respeitada certificação para iniciantes na jornada de projeto, com uma carga menor a ser exigida. E quando tiver apto para prestar a prova do PMP já terá uma boa base “pmbokiana”. No momento certo, você será um PMP.

Chegou até aqui? Parabéns… Este é um longo caminho a ser trilhado, mas não é impossível, muitas pessoas passaram pelo mesmo desafio e você também vai passar e vai vencer!!! Ok?!

2 – Faça um bom curso preparatório

Neste item não há muito segredo: Pesquise e invista num bom curso!

3 – Estrutura para o estudo

Crie um espaço/ambiente em sua casa ou trabalho, com menos ruídos possíveis, você precisará de muita atenção. Prepare a família,  amigos, namorada (o) etc. Todos precisam colaborar nesta parte. Você não terá muita vida pessoal no período de estudos. Leve isso a sério.

SAMSUNG

4 – Planeje seu projeto de estudos para passar no PMP

Encare o preparatório como um projeto, afinal você já é ou quer ser um gerente de projetos, certo?!

Considere como objetivo:

  • O aprendizado em todo este processo;
  • ser um gerente melhor e muito mais eficaz;
  • por último obter as três letrinhas.

Planeje e revise !!! Sempre …

  • Faça um plano coerente e realista;
  • Leia o PMBOK (Pelo menos uma vez e depois estude intercalando por área de conhecimento com o livro auxiliar), rabisque, sublinhe, anote. Não poupe esforços em entender cada processo, ferramentas e técnicas. (Novamente, sem decorar, não gaste neurônios decorando, gaste para entender).

SAMSUNG

  • Faça leitura do livro auxiliar de estudos, exemplo livro da Rita Mulcahy, inclusive realizando todos os exercícios e revisando os testes rápidos (Parte Cinza no inicio de cada capitulo). Leia pelo menos 3 vezes se tiver dificuldades em assimilar.
  • ATENÇÃO!!! Se você possui o simulado da Rita, não faça os exercícios do Livro, para não correr o risco de decorar alguns exercícios e camuflar resultados.
  • Utilize recursos visuais como mapas mentais com as áreas de conhecimento, ou trabalhe com resumos para a semana da prova;
  • Faça uma folha de Download, esta folha é uma simulação do que você escreverá no dia da prova, caso não saiba, você terá 15 minutos para conhecer o ambiente virtual do exame, onde será apresentada a estrutura da prova, coisas do gênero: clique em “next” para avançar “mark”para marcar e por aí vai.
  • Aproveite para descarregar no papel o que está em sua cabeça, como aquelas formulas mais complexas, não deixe para última hora. Teste-se antes.
  • Abaixo alguns exemplos de mapas mentais (método visual de assimilação), o objetivo é explicar como funciona através das caixas e correlações, sem decorar !!! 

SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG SAMSUNG

  • Verbalize o aprendizado, fale o tempo todo sobre o gerenciamento de projetos, fale com o irmão, esposa, sogra, cachorro, papagaio. Tudo é valido para verbalizar e assimilar o conhecimento. Pense que você é o professor e que está explicando o processo à alguém.
  • Teste-se, se você consegue falar sobre o assunto (com suas palavras, sem decoreba) então, estará preparado para encarar a prova.

5 – Faça grupo de estudos.

  • Utilize o Centro Cultural se estiver em São Paulo, Cafeterias, bibliotecas, ENFIM, não deixe de se reunir com pessoas interessadas em fazer a prova no mesmo ritmo que você. Isto fará com que ganhe um tempo absurdo no aprendizado.
  • Leve “post its”, canetinhas, cartolinas, recortes etc… e forme a “bagunça organizada”.

SAMSUNG

  • Controle o tempo, estudar demais não é produtivo! Utilize técnicas como “pomodoro” se tiver dificuldade de se concentrar.

SAMSUNG

  • Refaça os processos, recrie os exemplos, proponha desafios ao time. Exemplo: Perguntas e respostas.

6 – Simulados

  • Faça pelo menos 3 ou 4 simulados completos, será suficiente para saber se conseguiu atingir um nível desejado de conhecimento para a prova.
  • Um bom conselho, NÃO faça a prova caso não consiga atingir no mínimo 75% nos simulados. Do contrário, terá bastante dificuldade no grande dia.
  • Veja onde errou, analise cada questão e procure entender a melhor resposta;
  • Só faça simulados completos depois de uma leitura completa do livro da Rita. (Aconselho no mínimo 3 leituras). 

Feche um pacote semanal de estudos, de forma coerente. Não adianta colocar 20 horas de estudos semanais se só pode estudar 2 horas por dia.

Se for duas horas, que sejam produtivas !!!

7 – NÃO DECORE, ENTENDA!!!!

  •  Não caem tantas perguntas que envolvem fórmulas, do jeito que pintam.
  • Procure entender e comunicar cada item em negrito do livro da Rita (subtópico). Se souber falar o que cada item representa, mesmo que com suas palavras este é o momento de fazer o exame.

Em geral …

Se você conhece bem o PMBOK, uma boa dica é focar muito mais na utilização do livro preparatório.

Faça resumos manuscritos em post its. Bem por cima, você fará em média, de 60 a 80 colagens contendo duvidas.

Não subestime a prova, mesmo o mais experiente gerente de projetos terá dúvida em relação ao exame do PMP.

Na última semana:

Faça pequenos simulados nas áreas que tiver mais dificuldade;

Teste a folha de rascunho (download) com informações que usaria no dia da prova (exemplo: formulas, estilos de liderança, formação de equipe e o processo de planejamento sugerido pela sequência do livro da Rita).

Durma bem no dia anterior à prova, tente relaxar e não estude na véspera ou no dia da prova, isso o deixará nervoso. (principal motivo de reprovação).

Portanto, curta sua família, alimente-se bem,  respire profundamente e boa prova!

Não desanime, valerá muito passar por tudo isso. E não esqueça de comemorar!

Dúvidas?! Deixe sua mensagem, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Boa Sorte !!!

adminPreparatório PMP – Dicas de como se preparar de forma prática para a prova de certificação

Join the conversation